segunda-feira, 25 de abril de 2011

Estilo de letra ajuda na memorização e aprendizado, diz estudo...

É, isso mesmo.. Não é novidade pra ninguém isso, imagino eu.. Mas muitos pensam que se a fonte for bem clara, como arial, verdana, de um tamanho maior, auxilia na memorização.

Mas a resposta científica é diferente... Pois então.. Essa pesquisa foi publicada na revista "Cognition".

Especialista de Princeton e da Universidade de Indiana submeteram 28 pessoas à um teste, foi assim: Eles leram sobre três espécies de alienígenas, cada um com sete características, como por exemplo, "Possui olhos azuis" ou então "Alimenta-se de pétalas e de pólem".

14 leram em Arial 16, uma das fontes mais conhecidas existente, e os outros 14 em Comic Sans MS ou Boldoni MT 12, relativamente desconhecida para muitos leigos e significativamente mais complexas que a primeira.

Após a leitura, os participantes deram uma breve pausa e foram fazer uma prova. Os que estudaram, usando os textos de fontes mais difíceis obtiveram resultados melhores que os outros, em média, 85,5% a 72,8%.

Mas é claro que o teste não parou por aí.. Como um simples teste, feito uma única vez provaria algo?? =)

Pois agora, eles iriam testar 222 alunos de uma escola pública de Chesterland, Ohio.

Um grupo recebeu seu material complementar de inglês, história e ciência em uma fonte incomum, como Monotype Corsiva e os outros estudaram na fonte tradicional.

Terminado os exames, concluiu-se que os alunos que usaram o material escrito em fonte diferente tiveram um resultado significativamente mais alto que os demais. Isso ocorreu em todas as matérias, porém, especialmente em física.



Nenhum comentário:

Postar um comentário