Mas a resposta científica é diferente... Pois então.. Essa pesquisa foi publicada na revista "Cognition".
Especialista de Princeton e da Universidade de Indiana submeteram 28 pessoas à um teste, foi assim: Eles leram sobre três espécies de alienígenas, cada um com sete características, como por exemplo, "Possui olhos azuis" ou então "Alimenta-se de pétalas e de pólem".
14 leram em Arial 16, uma das fontes mais conhecidas existente, e os outros 14 em Comic Sans MS ou Boldoni MT 12, relativamente desconhecida para muitos leigos e significativamente mais complexas que a primeira.
Após a leitura, os participantes deram uma breve pausa e foram fazer uma prova. Os que estudaram, usando os textos de fontes mais difíceis obtiveram resultados melhores que os outros, em média, 85,5% a 72,8%.
Mas é claro que o teste não parou por aí.. Como um simples teste, feito uma única vez provaria algo?? =)
Pois agora, eles iriam testar 222 alunos de uma escola pública de Chesterland, Ohio.
Um grupo recebeu seu material complementar de inglês, história e ciência em uma fonte incomum, como Monotype Corsiva e os outros estudaram na fonte tradicional.
Terminado os exames, concluiu-se que os alunos que usaram o material escrito em fonte diferente tiveram um resultado significativamente mais alto que os demais. Isso ocorreu em todas as matérias, porém, especialmente em física.
Post baseado em uma reportagem da Folha.com , do dia 25/04/2011. http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/906648-estilo-de-letra-ajuda-na-memorizacao-e-aprendizado-diz-estudo.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário