quinta-feira, 14 de abril de 2011

Cultura nos Canais de Comunição

Tema sugerido por @By_Turbay , sigam...

Comunicação é o processo de transmissão de informações de um individuo ao outro, de modo que o receptor entenda a informação passada pelo emissor.

Essa comunicação pode ser efetuada por meio de vários canais, uma conversa é um ótimo exemplo de canal de comunicação.

Porém, como a sociedade está sempre com pressa, nem sempre conversar é o suficiente.

Em uma empresa grande por exemplo, quando querem passar informações que devem ser rapidamente espalhadas para todos os membros, fazem-se murais, escrevem-se e-mails, organiza-se reuniões, distribuem circulares, entre muitos outros.

Mas para o ser humano, é claro que não é o suficiente restringir-se a poucos receptores de mensagens, e daí surgiu a imprensa para que as informações fossem espalhadas mais rapidamente, primeiramente criou-se o jornal, mas sua circulação não era rápida o suficiente, sendo assim veio o rádio, mas a transmissão não era boa, nem rápida o suficiente e além disso provar-se com imagens seria muito mais lógico, e então surgiu a televisão, pois, mesmo assim não contentamo-nos e aparece então a internet que foi se aperfeiçoando e popularizando-se aos poucos até chegar no nível de hoje que se acontece algo do outro lado do planeta em segundos chega a tela de nossos computadores, celulares, notebooks, Ipads, etc.

E boa parte dessa agilidade, deve-se a massificação das redes sociais, onde, diferentemente da televisão, rádio ou jornal, as pessoas podem opinar, reclamar, xingar, elogiar, sugerir, criticar, tudo o que acontece e todos os que existem.

A cultura de um país deve-se a esses canais de comunicação em massa, onde as pessoas vêm e anotam as receitas da Ana Maria Braga, onde vêm sua novela favorita, assistem aos filmes da cidade de Deus, torcem pela seleção brasileira, gritam em massa quando seu corredor preferido chega em primeiro, onde as pessoas conhecem musicas novas de artistas novos, onde as pessoas espalham seus vídeos para demonstrar seu talento, espalham posts para divulgar seu trabalho, ou firmar sua opinião, entre tantas outras coisas.

Vamos dar exemplo agora, um astro teen que tem mexido com a cabeça de muitas garotas de 12 a 16 anos e muitas mulheres já adultas, Justin Biebber é uma ótima demonstração de como a cultura não só de seu país, o Canadá, mas do mundo todo, pode ser abalada por simples vídeos postados em um canal de comunicação o YouTube, ontem ele era um garoto simples, da classe média que brincava com seus amigos pelo bairro, hoje faz shows ao lados de grandes astros pop estadunidenses, tem um carro, uma casa e fatura milhões por ano, isso em menos de dois anos.

Outro exemplo, a saga Crepúsculo, que muda totalmente a concepção das histórias de vampiros e
lobisomens, ontem era um livro, já reconhecido, mas tornou-se top nas paradas das maiores livrarias do mundo, somente quando foi lançado o primeiro filme.

Aqui se encaixam outros exemplos como O Senhor dos Anéis, Harry Potter, As Crônicas de Nárnia, entre outros.

E mais... Quem não conhece Rogério Morgado, Danilo Gentilli, Marco Luque, Os Barbixas, Fábio Lins, entre tantos outros? Todos esses são adeptos de um novo modelo de show que se instalou como top das bilheterias de teatro, o Stund Up. Alguns desses eram repórteres, jornalistas, mas outros ficaram famosos apenas por seus monólogos. O Stund Up existe já a algum tempo, mas só se tornou o que representa hoje, graças aos canais de comunicação, desde o já citado you tube, até as páginas sociais, (orkut, facebook, twitter, etc) a televisão o rádio, entre outros canais.

O teatro, uma arte muito antiga, que existe desde o tempo dos velhos filósofos gregos, quanta popularidade tem hoje. É verdade que é baixa, pela qualidade cada vez maior dos espetáculos, mas cresce mais e mais a cada dia. Certo que perde ainda para o cinema, mas chegará a hora que entrará de vez a rotina de todas as pessoas, porque o teatro é simplesmente deslumbrante, um espetáculo ao vivo, com todas as cenas acontecendo bem a sua frente, belo pelos erros, maravilhoso pelos acertos, o teatro mexe muito mais do que filmes e novelas, com nossa mente, nossos sentimentos, nossa alma.

Quanta gente ficou famosa, através da televisão e do rádio.

Pois imagina se a internet existisse a mais tempo com seu numero cada dia maior de redes sociais, com seu numero de posts de vídeos crescendo, com o número de adeptos desse canal de comunicação extremamente rápido aumentando a cada hora. Será que existiria mais espaço para demonstração de mais talentos?

Com certeza. O mundo está totalmente aberto a cultura, e a internet está disposta a fazer correr para se espalhar pelo mundo. Basta a nós julgar o que merece a nossa simpatia e preferência, porque opiniões existem muitas, basta você pesquisar no google sobre qualquer coisa e verá.

Então música, teatro, cinema, literatura, culinária, esportes, tudo é cultura, todos esses se alavancam com a ajuda dos canais de comunicação e a nós cabe prestigiar e dar audiência aos que julgamos merecedores, não aos que os outros impõem a nós.


Aqui vai minha indicação... http://www.festivaldecuritiba.com.br/ Site oficial do Festival de Teatro de Curitiba, que acontece todo ano na capital do Paraná.

E pro povo do twitter, tem esse aqui: @CuritibaCultura ... Sigam...






2 comentários:

  1. Otimo texto... Indico tb @CuritibaCultura . Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Oi Diego.
    Estive olhando este material e gostei muito, vou trabalhar com ele no Projeto que estou realizando aos sábados com adolescentes.

    Continue acreditando em seus sonhos, eles serão sempre possíveis se você acreditar neles e em sua capacidade.

    ResponderExcluir