terça-feira, 27 de setembro de 2011

Nova Logo Nextel

É isso aí pessoal.. Não é mais novidade pra maioria das pessoas que a Nextel está mudando sua Identidade Visual..

Mas porque? O que leva uma empresa mudar radicalmente sua Identidade Visual, e o que essa mudança traz?

Bom, existem vários motivos para a troca de logo marca, slogan, e tudo mais que se relaciona à Identidade Visual, o principal deles é estar ultrapassado. O mundo de hoje busca uma inovação constante, antes tudo mudava de 20 em 20 anos, depois 10, 5 anos e agora você vê tudo mudar de meses em meses, quando não de dias em dias e isso é muito claro no universo design, aqui tudo muda mais rápido do que imaginamos e para acompanhar isso as empresas devem mudar, centrar nas tendencias, ver o que o mundo busca hoje como fonte.

Falávamos no twitter ( @ApogeeDesign ) outro dia do quão grande seria o impaquito se a Coca Cola mudasse sua logo, é certo que isso é uma coisa inesperada, mas também essa grande marca está em constante mudança... Percebe-se pelo seu slogan, que muda constantemente e que está sempre gravado na memória e no dialeto do povo.

Mas vamos falar agora da mudança da logo da Nextel, empresa estadunidense que surgiu em 1987 e apenas 10 anos depois se estabeleceu no Brasil. Quando chegou aqui ela oferecia apenas serviços de Rádio Truking para operações corporativas e logo foi estendendo sua área de atuação e hoje é uma das empresas mais conhecidas do país. Agora ela tem com um novo projeto de lançar serviços 3G e vêm nisso, com razão, uma ótima oportunidade de lançar uma nova logo.

Primeiramente vamos ver como era antigamente e como se tornará:

Repare que ela apresenta uma cor vermelha escuro, ou "bordô", chapada e nas 3 últimas letras ela tem listas brancas na horizontal que dá uma impressão de linhas de conexões. A cor já não é tão usada na atualidade, seu design reto, "quadrado", traz um tom de seriedade, que já não é mais, apenas, o que a empresa quer passar. Vejamos a nova:


Veja o que diz Gustavo Diament, vice presidente de marketing da Nextel Brasil: A nova identidade visual da Nextel usa conectores derivados do ’x’. Os conectores têm como objetivo unir ideias e atenções. Expressam a natureza pessoal da rede da Nextel e permitem uma flexibilidade enorme, ao mesmo tempo em que mantêm uma linguagem visual claramente reconhecida de uma marca que conecta os clientes ao que é importante para eles.”

A nova cor, diferentemente do "bordô" é uma cor mais atual, uma cor mais usada no momento, e traz uma certeza leveza. Além disso agora ela está mais "arredondada", assim eles conseguem passar ainda o lado sério da empresa e sua abertura e flexibilidade aos clientes.

Juntamente com a logo mudou também o slogan que é agora:

"Seu Mundo. Agora."

"(...) traduz a diversidade de clubes existentes, ao mesmo tempo em que ressalta a relevância da Nextel, tanto para o uso pessoal, como para o profissional”. Diz Gustavo Diament.

A mudança é global, vale para Brasil, México, Argentina, Peru, Chile e, também, em Nova York.

_______

Nova Identidade Visual criada, agora é hora de coloca-la na cabeça do brasileiro... Veja esse vídeo, a Nextel contratou uma trupe de artistas de peso e destacou duas coisas aqui: Seus sonhos, e você! Ficou muito bom, veja:



Um comentário: