segunda-feira, 23 de maio de 2011

Carta do Papa Bento XVI aos Jovens (Parte 6)

Orientados para a vida eterna

"O que devo fazer para ter em herança a vida eterna?". Esta pergunta do jovem do Evangelho parece longínqua das preocupações de muitos jovens contemporâneos, pois como observava o meu predecessor (João Paulo II), "não somos nós a geração a quem o mundo e o progresso temporal enchem completamente o horizonte da existência?" (Carta aos jovens, n.5). Mas a pergunta sobre a "vida eterna" surge em momentos particularmente dolorosos da existência, quando sofremos a perda de uma pessoa querida ou quando vivemos a experiência do fracasso.

Mas o que é a "vida eterna" a que se refere o jovem rico? Isso explica-o Jesus, quando, dirigindo-se aos seus discípulos, afirma: "Virei de novo a vós e o vosso coração encher-se-à de alegria ninguém vos poderá tirar a vossa alegria" (Jo16,22). São palavras que indicam uma proposta exaltante de felicidade sem fim, de alegria por ser possuídos do amor divino para sempre.

Interrogar-se sobre o futuro definitivo que espera a cada um de nós confere um sentido pleno à existência, pois orienta o projeto de vida pra horizontes não limitados e passageiros, mas amplos e profundos, que levam a amar o mundo, ele mesmo amado por Deus, a dedicar-se ao seu desenvolvimento, mas sempre com a liberdade e a alegria que nascem da fé e da esperança. São horizontes que ajudam a não absolutizar as realidades terrenas, sentindo que Deus nos reserva uma perspectiva maior, e a repetir com Santo Agostinho: "Desejamos juntos a pátria celeste, suspiramos pela pátria celeste, sintamo-nos peregrinos aqui"(Comentário ao Evangelho de São João, Homilia 35,9). Tendo o olhar fixo na vida eterna o Beato Pier Giorgio Frassati, que morreu em 1925 na idade de 24anos, dizia: "Quero viver e sobreviver!" e na fotografia de uma escalada, enviada a um amigo, escrevia assim: "Para o alto", fazendo referência à perfeição cristã, mas também à vida eterna.


Caros jovens, exorto-vos a não esquecer esta perspectiva no vosso projeto de vida: somos chamados à eternidade. Deus criou-nos para estar com Ele para sempre. Ela ajudar-vos-à a dar um sentido pleno às vossas escolhas e a dar qualidade à vossa existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário