segunda-feira, 23 de maio de 2011

Carta do Papa Bento XVI aos Jovens (Parte 8)


Precisamos de vós

Quem vive hoje a condição juvenil tem de enfrentar muitos problemas derivados da desocupação, da falta de referências ideais certas e de perspectivas concretas para o futuro. Às vezes, tem-se a impressão de ser impotentes diante das crises e desnortes atuais. Apesar das dificuldades, não vos deixeis desanimar e não renuncieis aos vossos sonhos! pelo contrário, cultivai no coração desejos grandes de fraternidade, de justiça e de paz. O futuro está nas mãos de quem sabe procurar e encontrar razões fortes de vida e de esperança. Se quiserdes, o futuro está nas vossas mãos, porque os dons e as riquezas que o senhor colocou no coração de cada um de vós, plasmados no encontro com Cristo, podem trazer autêntica esperança ao mundo! É a fé no seu amor que, tornando-vos fortes e generosos, vos dará a coragem de enfrentar com serenidade o caminho da vida e assumir responsabilidades familiares e profissionais. Empenhai-vos em construir o vosso futuro através de itinerários sérios de formação pessoal e de estudo, para servir de modo competente e generoso o bem comum.

Na minha recente carta encíclica sobre o desenvolvimento humano integral, Caritas in Veitate, elenquei alguns dos grandes desafios atuais, que são urgentes e essenciais para a vida deste mundo: o uso dos recursos da terra e o respeito pela ecologia, a justa divisão dos bens e o controle dos mecanismos financeiros, a fome no mundo, a promoção da dignidade do trabalho humano, o serviço à cultura da vida, a construção da paz entre os povos, o diálogo inter-religioso, o bom uso dos meios de comunicação social.

São desafios aos quais sois chamados a responder para construir um mundo mais justo e mais fraterno. São desafios que reclamam um projeto de vida exigente e apaixonante, onde colocar toda a vossa riqueza segundo o desígnio que Deus tem para cada um de vós. Não se trata de fazer gestos heróicos nem extraordinários, mas de agir pondo a render os próprios talentos e as próprias possibilidades, empenhando-se em progredir constantemente na fé e no amor.
Neste Ano Sacerdotal, convido-vos a conhecer a vida dos santos, particularmente a dos santos sacerdotes. Vereis que Deus guiou-os e eles encontraram o seu caminho dia após dia, precisamente na fé, na esperança e no amor. Cristo chama cada um de vós a empenhar-se com
Ele e a assumir a própria responsabilidade em construir e a civilização do amor. Se seguirdes a sua palavra, também a vossa vida será iluminada e os conduzirá a metas altas, que são alegria e sentido pleno à vida.

Que a Virgem Maria, mãe da Igreja, vos acompanhe com a sua proteção. Asseguro-vos que vos recordo na minha oração e com muito afeto vos abençoo.

Do Vaticano, 22 de fevereiro de 2010


Nenhum comentário:

Postar um comentário