segunda-feira, 23 de maio de 2011

Carta do Papa Bento XVI aos Jovens (Parte 4)

3.A descoberta do Projeto de vida

No jovem do Evangelho, podemos entrever uma condição muito semelhante à de cada um de nós. Também vós estais cheios de qualidades, de energias, de sonhos, de esperanças: recursos que possuis em abundância! Mesmo a vossa idade constitui uma grande riqueza não apenas para vós, mas também para os outros, para a igreja e para o mundo.

O jovem rico pergunta a Jesus: "O que devo fazer?". A estação da vida em que estais imersos é tempo de descoberta: dos dons que Deus vos concedeu e da vossa responsabilidade. E ainda é tempo de escolhas fundamentais para construir o vosso projeto de vida. Por isso, é o momento de interrogar-vos sobre o sentido autêntico da existência e de perguntar-vos: "Estou satisfeito com a minha vida? Falta-me alguma coisa?"

Como o jovem do Evangelho, talvez também vós viveis situações de instabilidade, de confusão ou sofrimento, que vos levam a aspirar a uma una vida não medíocre e a interrogar-vos: em que consiste uma vida de sucesso? O que devo fazer? Qual pode ser o meu projeto de vida? "O que devo fazer para que a minha vida tenha pleno valor e pleno sentido?"

Não tenhais medo de enfrentar estas perguntas! longe de oprimir-vos, elas exprimem as grandes aspirações que estão presentes no vosso coração. Portanto, que sejam atendidas. Elas reclamam respostas não superficiais, mas capazes de satisfazer as vossas autênticas expectativas de vida e de felicidade.


Para descobrir o projeto de vida que vos pode fazer plenamente felizes, ponde-vos à escuta de Deus, que tem um desígnio de amo sobre cada um de vós. Com confiança, pedi-lhe: "Senhor, qual é o teu projeto de Criador e Pai sobre a minha vida? Qual a tua vontade? Eu desejo cumpri-la". Estai certos de que vos responderá. Não tenhais medo da sua resposta! "Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas" (1Jo 3,20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário