sexta-feira, 8 de abril de 2011

Dinho Ouro Preto - Vocalista da Capital Inicial

Fernando Ouro Preto, conhecido desde pequeno por Dinho, nasceu no dia 27/04/1964 em Curitiba/PR.

Ainda criança se mudou com sua família para Brasília, com 12 anos conheceu o Rock, no tempo que andava pelas ruas da capital federal com Bi e Hebert, do Paralamas do Sucesso, Pedro (irmão de Bi) e Dado Villalobos, esses dois últimos eram seus melhores amigos.

Bi e Hebert eram mais velhos que os outros, e foram eles que os apresentaram o rock. Primeiramente Led Zeppelin e Jimi Hendrix.

Logo Dinho conheceu outras bandas como AC/DC, Queen, Thin Lizzy, Black Sabbath, Aerosmith, entre outras.

Com 13 o rock já dominava sua vida, as paredes de seu quarto eram cobertas de posters e ele era ligado a tudo que se relacionasse a guitarra, baixo e bateria.

Mais tarde ele foi para Genebra, na Suiça, com a família e fugia muitas vezes de casa, já que não tinham autorização de seus pais, para ir em cidades vizinhas ver shows de rock, viu Peter Gabriel, Rory Gallagher, Status Quo e outros.

Passados alguns anos, volta ao Brasil e vai a procura de seus velhos amigos, descobre que o rock também continuava sendo o centro da vida dos que ficaram por aqui e conhece a banda de Bi e Hebert, os Paralamas do Sucesso.

Logo conhece o Aborto Elétrico, banda de punk rock, com integrantes de cabelos descoloridos, alfinetes e calças rasgadas. no começo ele não gostou, já que suas influencias eram o Metal e o Hard Rock, mas com muito custo, aprendeu a gostar.

Nas férias viajava por todo Brasil, as vezes pedindo carona nas estradas.


Mais um tempo passado então, começaram a se centrar mais em tocar e não só ouvir, Dinho começou a prestar atenção nas letras de Renato Russo, ele era uma espécie de líder do grupo que andavam.

E com o pensamento em fazer, formou uma banda com Dado "Dado e o reino animal", idéia dada por Hebert. Dinho tocava baixo, Dado guitarra, Loro a 2ª guitarra, Bonfá bateria e Pedro teclado. Fizeram apenas um show em que o cabo do baixo se soltou e como Dinho estava bêbado, nem percebeu. A primeira vez foi um desastre.

Mais pra frente acaba o Aborto Elétrico e Renato monta o Legião Urbana com Dado e Bonfá, enquanto Fê, Loro e Flávio começam com a Capital Inicial. No início a vocalista da capital foi Heloísa, mas como ela não era da velha turma, não durou muito no posto.


Então surge a oportunidade da vida de Dinho, um teste para escolha do novo vocalista da Capital.

Aqui, em 1983, ele e Heloísa disputam. Os dois cantaram Psicopata, a primeira música gravada pela Capital. E Dinho é selecionado o novo vocalista da banda.

Um mês depois da seleção ele canta pela primeira vez em um show e dois

meses depois já vai pra fora de Brasília e assim foi, um show atrás do outro, até 1993, quando ele sai da banda, para voltar somente em 1998 e a carreira continua até aqui.





Texto embasado em http://www.dinhoouropreto.com.br/biografia.html (Texto original - Dinho Ouro Preto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário