No post anterior vc viu (se não viu, ainda pode ver) um vídeo, onde Hélio de la Peña visita o estúdio de Maurício de Souza..
Pegando gancho, vamos continuar com esse assunto.. Mas agora indo até as histórias de super-heróis.. Começando pelo Batman..
Batman, o homem morcego ...
Esse personagem foi co-criado pelo desenhista Bob Kane e o escritor Bill Finger.. Apesar de apenas o primeiro receber os créditos pela sua criação, ainda que tentasse arduamente dividir com Finger.
Kane era apaixonado pelas histórias de vampiros, então idealizou um super-herói que se vestia de preto com uma capa vermelha e ligado ao tema de morcegos.. Mas o Batman tal qual é conhecido hoje foi uma ideia final de Bill Finger, aprovado então por Bob Kane.
Diz-se que ele apareceu pela primeira vez em desenhos de Frank Foster em 1932 e que foi publicado posteriormente na revista Detective Comics #27, em maio de 1939.
Nas histórias da editora DC, Batman tem como alter ego (do latim, outro eu) Bruce Wayne, um empresário muito bem sucedido e um homem que ama a humanidade. Segundo os quadrinhos, o fato de Bruce, quando criança, ter presenciado o assassinato dos pais, levou ele a viajar por todo o mundo, aprendendo todos os tipos de artes-marciais e técnicas de combate e estudando e se aprofundando nas mentes criminosas. Pelo fato de seus pais serem mortos através de armas de fogo, ele pegou aversão por elas, o motivo de ele buscar a perfeição física e intelectual.
Seu uniforme é inspirado no seu trauma de criança, os morcegos, o desejo dele era que seus inimigos (os criminosos) compartilhassem seu temor, e assim passou a lutar contra o crime. Ao contrário de todos os outros super-heróis, ele não tem nenhum poder sobre-humano, apenasintelecto, habilidades investigatórias, tecnologia, dinheiro e um físico bem-preparado em sua guerra contra o crime.
Desde sua criação sofreu diversas mudanças, como uniformes, parceiros e até sua própria personalidades. O que ficou intacto são a morte de seus pais e sua busca por justiça.
Seus vilões até hoje foram:
Nos anos 1930 e 1940, temos o Coringa, o palhaço louco, assassino e psicótico (considerado o arqui-inimigo do Batman); a sensual Mulher-Gato, o Pingüim, o Charada, Duas-Caras, o Chapeleiro Louco e o Espantalho o senhor do medo.
Nas décadas de 1950 a 1970, temos o surgimento do Senhor Frio, Hera Venenosa e Ra's Al Ghul, um dos maiores vilões que o Batman já enfrentou.
Na década de 1980, temos Killer Croc, o Máscara Negra e o Ventríloquo, junto de seu bonecoScarface, que é um marionete.
Outros vilões também estão presentes nos quadrinhos e nas séries de desenhos animados de Batman, como por exemplo : Face-Falsa, Rei Tut, o Pistoleiro, Cara-de-Barro, Morcego Humano, Vagalume e o segundo Robin, que é assassinado pelo Coringa e renasce sob a máscara de Capuz Vermelho.
Apesar de todos esses inimigos, um se destaca sobre todos os outros, o Coringa. E é dele que falaremos no próximo post.
Até lá..
Nenhum comentário:
Postar um comentário