terça-feira, 12 de abril de 2011

Luiz Carlos de Andrade Lima - Pintor, escultor...

Autoretrato-Andrade Lima

Andrade Lima, como é mais conhecido, nasceu em 1933 na cidade de Curitiba/PR e faleceu aqui aqui mesmo em 1998.

Por causa de um acidente quando ele tinha 2 anos de idade, não passou de 1,37m de altura. Começou andar, somente aos 4 anos e voltou a falar somente quanto adulto. Além de tudo isso, perdeu a visão do olho direito durante uma brincadeira com amigos de infância.

Morou um tempo em Morretes, quando seu pai morreu, pois boa parte de sua família residia ali.

Sua mãe era católica, por isso ele atuou muito nas atividades da igreja, daí a religião ter sido fonte de inspiração para muitas de suas obras.

Logo cedo, aos 8 anos, teve seus primeiros contatos com a arte e um pouco mais tarde, mas ainda jovem, foi discípulo de Guido Viaro na Escolinha de Arte do Colégio Estadual do Paraná.

Logo que terminou o 2º grau começou a se dedicar profissionalmente a pintura.

Sua primeira obra como profissional foi "Flores", de 1950.

Ainda com 19 anos recebeu seu primeiro prêmio, no Salão Paranaense de Belas Artes e logo depois começou enfrentas graves problemas de saúde, porém, isso não o impedia de estar sempre de bom-humor, rodeado sempre de muitos amigos e alunos, extremamente respeitado pela comunidade, por causa de seu talento artístico e dedicação ao magistério.

Em 1968 casou-se com uma de suas alunas, até 1983 sua vida se manteve estável, quando sofreu um AVC que imobilizou seu lado esquerdo. Porém, por sua grande determinação, um ano depois, parcialmente recuperado, conseguiu voltar à sua atividade no magistério e na Galeria de Arte, mesmo que agora tivesse muitas limitações de locomoção.

Em 1993, recebeu um prêmio chamado Cidade de Curitiba 300 anos, como melhor pintor. Em 1994 o governo do Paraná homenageou-lhe com o título de Cidadão Benemérito do Paraná, dois de muitos prêmios que ganhou.

Em 1995 sua memória recente começou a falhar, só lembrava das coisas passadas, remotas. Seu último quadro foi pintado em 1997 e possui muitas obras que ficaram inacabadas. Até que chegou o ano de 1998...

A obra de Andrade Lima é muito vasta, entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, ilustres, poemas e poesias.

Obteve bacharelado em pintura pela Escola de Belas - Artes do Paraná e licenciou-se em desenho pela PUC. Lecionou em muitos colégios e faculdades curitibanos.





Um comentário:

  1. Sou artista e fui aluno de Luis Carlos. Era um grande conhecedor da pintura, e acredito que suas melhores obras são aquelas as quais ele trata de maneira totalmente informal, como as que ele realizava quando sentava ao nosso lado enquanto desenhávamos.Também lembro-me dele por ter grande orgulho de ser professor da Escola de Belas Artes. No entanto fui seu aluno na Escola Alfredo Andersen ainda na década de 70. Que saudades.... ele era um daqueles que acreditava na arte. seria uma figura rara hoje em dia....

    ResponderExcluir