segunda-feira, 28 de março de 2011

História em Quadrinhos (Coringa)

Começamos os posts sobre histórias em quadrinhos, mostrando o estúdio de Maurício de Souza, depois falamos um pouco sobre um dos mais famosos super - heróis dos quadrinhos, o Batman, e agora falaremos sobre o maior dos vilões de super - heróis da história, o Coringa..


O nome original dele, nos EUA é Joker (piadista) e sua tradução fiel para o português é Curinga, porém, por essa pronuncia ficar estranha, passaram a chamar de Coringa.

Foi criado por Bill Fingar e Bob Kane com a sugestão de Jerry Robinson, aparecendo pela primeira vez em Batman 1 (1940). É um psicótico com uma aparência que lembra um palhaço, com seu cabelo verde, rosto branco e um sorriso constante, vermelho intenso. Ele busca sempre atormentar Batman fazendo coisas como, assassinar os pais dele, paralisar a Batgirl, matar o Robin e a esposa do Comissário Gordon.

O Coringa foi criado a partir de uma foto de Conrad Veidt no filme The Man Wh o Laughs (1928) trazida pelo roteirista Bill Finger, e uma carta de baralho trazida pelo desenhista Jerry Robinson.

Originalmente, não se sabe o motivo do Coringa ter começado a ameaçar as ruas de Gotham City, combatendo o Batman, causando pânico e terror na cidade para atingi-lo. Em 1940, em sua primeira aparição, ele era um ladrão de joalherias que matava as pessoas presentes no local de seu crime. Nas histórias das décadas de 1940 e 1950, ele aparentava sempre morrer, mas nunca achavam seu corpo.

Em 1951, a revista Detective Comics criou uma versão para o surgimento do Coringa. Um bandido, conhecido como Capuz Vermelho, tenta assaltar uma fábrica e quando Batman e Robin chegam, ele cai acidentalmente em um tonel de produtos químicos e é dado como morto, porém, 10 anos depois, ressurge completamente louco, com pele branca e cabelos verdes. Lê-se essa história também em Batman: A piada Mortal, escrita por Aman Moore.

Em 1953, o então Curinga, passa-se a se chamar Coringa.

Nos anos 1960, o Coringa se transformou em uma versão mais amena, devido ao Comics Code Authory, que vigiava o conteúdo das histórias em quadrinhos. Ele voltou à sua forma original em 1973, quando Dennis O'Neil e Neal Adams criaram um Coringa maníaco, homicida e obcecado pelo Batman.

Nos anos 80, em Batman - A piada mortal, surge uma segunda versão para seu surgimento. Diz-se que ele trabalhava como comediante, estava desesperado porque não conseguia um emprego e cada vez mais se afundava em dívidas. Nesse período sua mulher morreu com um choque elétrico e perdeu seu filho também, o qual a esposa gerava há 6 meses. Nesse mesmo dia ele aceita participar de um assalto, por causa de suas dívidas. De noite então, invadiram uma indústria química ele e mais 2 criminosos, mas ao ser surpreendido pelos seguranças do local e pelo Batman, seu desespero foi tão grande que não hesitou em mergulhar no rio onde a fábrica despejava seus resíduos. Batman, sabendo dos riscos que o rio representava, resolveu não o perseguir. O comediante nadou e surpreendentemente fugiu, porém, quando chegou na margem, sua pele coçava e tinha um ardor intenso. Preocupado com o que aquilo representava, verificou seu reflexo em uma poça de água, e constatou que sua pele estava branca, seus cabelos verdes e os músculos do seu rosto haviam se contraído severamente, deixando com um sorriso constante. Com a horrível aparência, o comediante perdeu definitivamente sua sanidade mental, ele mesmo escolheu seu codinome. Ao longo da narrativa ele disse que essa era a sua distância pro resto do mundo: "Apenas um dia ruim".

Aqui, já nos filmes, em 1989, cria-se um outro surgimento de Coringa. Ele era Jack Napier, colaborador do chefe da Máfia de Gotham, Carl Grissom. Eckhardt, um dos policiais corruptos de Gotham, a mando de Grissom, arma uma emboscada para Napier durante um assalto às indústrias Axis. Quando Napier descobre a armação, se enfurece e mata o policial, atira logo em Batman, porém a bala ricocheteia na armadura dele e estilhaça o vidro do contador de um dos
tanques, produzindo estilhaços que acertam em cheio as bochechas do futuro Coringa. Gritando de dor e desorientado, ele cai acidentalmente em um tonel de resíduos químicos. Todos os julgam
morto e deixam o local. Durante uma cirurgia improvisada para retirar os estilhaços, os músculos
de sua face se contorcem e não voltam ao normal, proporcionando-lhe o conhecido sorriso, quando olhou sua aparência no espelho, descobriu que devido a sua queda em soluções químicas também alterou a cor da pele para branca e a dos cabelos para verde. Enfurecido matou Grissom, tomou posse da máfia e Gotham e adquiriu a simpatia da população da cidade, devido a algumas distribuições de dinheiro e planejava assaltos, tematizados em piadas infames. Mais tarde foi revelado que foi ele quem matou há muitos anos os pais de Batman, o grande motivo para o surgimento do super-herói.

No Batman - O cavaleiro das trevas, Coringa ganha um tom mais realista, psicótico e sombrio, seu rosto é pintado de branco e os cabelos tingidos com tinta verde, um pouco mais longo que o normal, sua boca tem o formato devido a cicatrizes de origem questionável, já que o próprio Coringa cria duas versões no filme para elas. Primeiramente, diz ao mafioso Gambol, que seu pai, drogado e bêbado , cortara sua boca e bochechas, e para Rachel Dawes, diz que ele próprio as produzira, para tentar consolar sua mulher, desfigurada por agiotas, o que acabou por provocar um fim no seu casamento.

O vilão tornou-se muito famoso e fez diversas aparições em muitos outros lugares, como nos Trapalhões.

Apareceu 3 vezes na Liga da Justiça.

Chegou ainda a duelar uma vez contra Batman e Superman, e ganhou, já que fosse qual fosse a resolução da história ele sairia vitorioso. Ele envenenou Lois Lane com uma poção, dando 24horas para que se fosse encontrada a cura. Juntos, os dois super - heróis não inutilmente a busca da cura. No fim desse empreitada, o homem de aço decide matar o Coringa, caso ele não lhe desse a cura.
No último instante, quando o Superman já iria esmagar o pescoço do vilão, é interrompido pelas palavras de Batman, que encontra-se deitado e quase desmaiado. O Coringa gargalha incessantemente e explica que após 24horas de sono profundo Lois acordaria completamente
bem.
A grande piada do Coringa era que depois que Superman o matasse e descobrisse que matou um homem que nunca matou ninguém, se amargurasse pela culpa e nunca mais lutaria pela justiça, ou, ao menos, nunca mais seria o mesmo. Coringa queria enlouquecer o Super - herói por ter matado um inocente e estava disposto a dar a própria vida pra isso, mas graças a astúcia do Homem Morcego, que mesmo em mau estado, desvendou o plano do mau-feitor, Superman escapou dessa e o Coringa escapou também.

Nunca entendeu-se exatamente o que o Coringa busca tanto contra Batman, mas deduz-se que o que ele deseja é enlouquecer o super - herói e provar pro mundo que ninguém está livre da insanidade e que o mundo é o que a mente idealiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário