terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Projeto de Design - Parte 1 (Briefing)

A partir de hoje vou postar os processos de um Projeto de Design, um por vez, detalhadamente, para que os clientes entendam bem a importância que tem cada um deles.

O primeiro é o BRIEFING, do inglês, instruções.

Nessa primeira parte deve-se entender o que o cliente busca com seu projeto, qual o problema a ser resolvido através dele, o que quer vender, qual seu público alvo (idade, classe social, gênero), sua concorrência, o diferencial a ser explorado, e ao mesmo tempo deve-se escolher imagens e cores a serem adicionadas e ainda, no caso de um Projeto Gráfico, o papel que será usado, a tiragem, entre outros.

O Brienfing não é tão fácil quanto se diz em sua teoria, ele deve ser realizado durante uma reunião informal, na qual tanto o cliente quanto o agente estejam à vontade, e para isso, ele deve acontecer em um lugar tranquilo e com disponibilidade de tempo para que as idéias sejam bem esclarecidas.

Não existe uma dimensão exata, pode ser extenso, ou reduzido, porém deve-se conter todas as exigências do cliente. Nenhuma das informações mais importantes podem passar despercebidas e ao mesmo tempo aquelas que não tiverem tanta importância devem ser deletadas, porque assim o design não terá tanta restrição depois, na confecção do projeto e também não terá tanta liberdade para fazer algo que fuja da intenção do seu cliente e vire um projeto seu.

Lembre-se que quando é bem feito, ele favorece no futuro, pois assim não há perda de tempo e de dinheiro na confecção de vários projetos pela não aprovação do cliente.

Um detalhe importante: aconselha-se que o Briefing ao ser terminado seja datado e assinado por ambos os lados.

O próximo passo é o Brainstorming, falarei sobre ele no próximo post. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário