quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Projeto de Design - Parte 2 (Brainstorming)

Então, como prometido, aqui estou falando da segunda parte do Projeto de Design.

Brainstorming, do inglês "Tempestade de idéias" (Brain - Ideias, Storming - Tempestade) foi inventado por Alex Osborn e é hoje muito utilizado nos Estados Unidos para projetos na área de Relações Humanas e Publicidade e Propaganda. Vale ressaltar que apesar de seu uso ser predominante nessas áreas, ele também pode ser e é utilizado em outras áreas como Educação, Negócios, entre outros.

É formado, normalmente, por um grupo de no mínimo 5 pessoas, mas se não for possível, ele pode ser adaptado até mesmo para ser realizado individualmente. O grupo se divide por um dirigente, as pessoas que darão as idéias e um secretário que anotará todas elas.

Aconselha-se selecionar pessoas de uma mesma hierarquia dentro de um grupo, para que aquele que for de um posto mais baixo não reprima sua opinião, e se por acaso houver pessoas de diferentes faixas, os das mais altas não devem se impor aos outros.

Voltando a continuação do Projeto: lê-se o Brienfing para que todos ouçam e entendam o objetivo. A partir daí estipula-se uma ordem e da-se a vez para os integrantes começarem a opinar. Cabe ao secretário anotar todas as idéias dadas, mesmo aquelas que sejam mais estranhas. É importante frisar aqui que o julgamento deve ser posto de lado, apesar dele fazer parte da natureza do ser humano, devemos guarda-lo nesse momento. Pode parecer estranho no começo, mas ao decorrer fará todo sentido. A quantidade de opiniões é muito importante, e a qualidade delas também, quanto mais ideias surgirem, mais a criatividade fluirá. Portanto deve-se fazer várias "rodadas" entre os opinantes.

Esse processo, assim como o anterior precisa de um bom tempo disponível e as pessoas que dão sua opinião no projeto devem estar bastante a vontade, para que sua criatividade possa fluir com facilidade.

Então aqui, lembre-se: toda criatividade é aceita, e o julgamento é banalizado.

Após todas as idéias serem dadas, aí sim julga-se todas, pega-se as melhores e dá-se um caminho determinado para o projeto.

Brainstorming Individual:

Existem várias possibilidades para uma pessoa não conseguir formar um grupo como falta de pessoas, falta de tempo, quando o problema é muito pequeno e não justifica a paralisação de muitas pessoas, ou até mesmo se o indivíduo que confeccionará o trabalho ter mais liberdade para trabalhar sozinho, se suas ideias fluírem melhor assim.

Quando assim for, o processo é relativamente o mesmo citado anteriormente, pega-se o Briefing, lê-se ele, anota-se todas as ideias que vierem a cabeça, ainda assim não as julgando, e após isso seleciona-se as melhores e toma-se o caminho escolhido.

Esse é um resumo do que é um Brainstorming. Após esse virá a confecção de Rafes, sobre o qual eu falarei brevemente. Até lá.

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